13/03/24
O Touro de Wall Street
Conhecido como “Charging Bull” (Touro em Investida), o Touro de Wall Street é o maior símbolo de força e poder da Bolsa de Valores de Nova York e também traz a representação de seus investidores mais agressivos. No jargão do mercado, o touro representa os momentos de alta da bolsa, pois o touro chifra para cima.
« voltar
A escultura idealizada pelo artista Arturo di Modica pesa 3,5 toneladas, tem 4,9 metros de comprimento e está localizada no Bowling Green Park, distrito financeiro da Wall Street, região sul de Manhattan; tem visitação gratuita e é uma das atrações turísticas mais visitadas por turistas, por isso costuma ficar sempre lotada e, embora algumas pessoas tentem formar filas para fotos, a organização não costuma durar muito.
O Touro de Wall Street é reconhecido mundialmente como um símbolo de sorte. Reza a lenda que agarrar seus chifres, esfregar as mãos na sua genitália ou coçar seu focinho atrai muito dinheiro, sucesso e prosperidade. Desde a sua instalação a escultura tem sido muito criticada a partir de uma perspectiva anticapitalista, protestantes utilizam a figura do touro como símbolo da ganância corporativa e do capitalismo selvagem.